Você está visualizando atualmente Condição de existência e Classificação de triângulos com Scratch

O que você vai ver neste post:

 

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver uma programação com o Gato Scratch para verificar a existência e classificar triângulos.

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Montagem do cenário

Para montar o nosso cenário precisaremos de:

Posicionar o Gato Scratch em uma posição que quando sua fala aparecer, permaneça em local visível para sua leitura. Eu escolhi utilizar um fundo quadriculado, como segue:

 

Logo abaixo do Gato Scratch irá aparecer a barra de escrita para os valores dos comprimentos dos lados do triângulo, portanto utilize três quadrados de altura, como referência de posicionamento.

 

Programação

Para que nossa programação aconteça da melhor maneira possível é necessário relembrar a Condição de existência para triângulos.

Dado um triângulo com lados a, b e c (sendo a, b e c = comprimentos dos três lados de um triângulo), a Condição de existência se verifica, quando:

  • ( a < b + c ) E ( b < a + c ) E ( c < a + b )

Que, na programação do Scratch, resultará em:

Agora, para conseguirmos classificar os triângulos entre Equilátero, Isósceles e Escaleno, temos que:

  • Equilátero: a = b = c.

Que, na programação do Scratch, resultará em:

  • Isósceles: [( a = b ) E ( b ≠ c )] OU [( b = c ) E ( a ≠ c )] OU [( c = a ) E ( a ≠ b )]

Que, na programação do Scratch, resultará em:

  • Escaleno: ( a ≠ b ) E ( b ≠ c ) E ( a ≠ c ).

Que, na programação do Scratch, resultará em:

Com isso, a lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

O Gato Scratch deverá dizer a razão do seu funcionamento: Condição de existência e Classificação de triângulos.

Perguntar sobre o PRIMEIRO comprimento de um dos lados do triângulo.

Receber e armazenar o valor em uma variável chamada “a”.

Perguntar sobre o SEGUNDO comprimento de um dos lados do triângulo.

Receber e armazenar o valor em uma variável chamada “b”.

Perguntar sobre o TERCEIRO comprimento de um dos lados do triângulo.

Receber e armazenar o valor em uma variável chamada “c”.

Realizar a verificação da Condição de existência de triângulos, com as variáveis “a”, “b”, e “c”.

Classificar o triângulo, segundo os comprimentos dos seus lados.

Caso não seja verificada a Condição de existência, dizer que não é possível construir um triângulo com os lados fornecidos.

FIM

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

 


Para baixar a programação da programação: Condição de existência e Classificação de triângulos, clique aqui.


 

 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.

 

Veja o passo a passo do desenvolvimento deste projeto:

 

Dica: Tente implementar esse projeto para que seja possível desenhar os triângulos sugeridos. A visualização dos triângulo irá facilitar a compreensão dos seus alunos sobre esse tópico.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora conversar!

 


Como referenciar este post: Condição de existência e Classificação de triângulos com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 3/5/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/condicao-de-existencia-e-classificacao-de-triangulos-com-scratch//).

Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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