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O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver um controlador de refeições para PETS.

No meu caso, a gata que temos em casa está acima do peso, portanto é necessário cuidar da quantidade total de comida que ela pode ingerir por dia. Por aqui acabamos “batendo a cabeça” para lembrar se já havíamos dado ou não uma certa quantidade de comida no café da manhã, no almoço e no jantar …. o final da história é óbvio … ela miava, e a gente acabava dando comida em uma quantidade maior do que deveríamos.

A ideia foi então, utilizar o Arduino, com um visor LCD, para que deixássemos registrado a quantidade de ração que ela (a gata) já havia recebido no dia.

 

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Arduino, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Arduino“.


 

Montagem do circuito

Para montar o nosso circuito precisaremos de:

  • Um placa Arduino Uno R3,
  • Um visor de LCD 16 x 2,
  • Um potenciômetro de 1 kΩ (1.000 Ω),
  • Dois resistores de 220 Ω,
  • Um push button.

 

Com o intuito de facilitar a compreensão na hora da montagem, segui um padrão de cores, conforme segue abaixo:

  • Vermelho: Fio energizado com 5 V,
  • Preto: Fio ligado ao GND,
  • Outras cores: Dados.

 

Com isso em mente, o nosso circuito deverá ficar assim:

 

 

Na imagem abaixo, coloquei os pinos e/ou terminais que cada parte do visor LCD deve ser conectado:

 

Agora, com o nosso circuito montado podemos passar para a programação.

 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Ao ligar o Arduino, apresentar o Letreiro, composto por:

  • 1ª linha: Refeicoes Gata
  • 2ª linha: Recebido (g) + “Massa de comida”

Criar uma variável chamada massa.

Para cada acionamento do push button, o visor deverá mostrar o valor da massa em múltiplos de 5, parando em 45

No próximo acionamento do push button, após massa atingir 45, seu valor deverá ser zerado

FIM

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

 

Observação, ao programar é comum fazermos comentários sobre cada parte do seu programa, isso facilita tanto a sua vida quanto a vida de uma outra pessoa que poderá ler seu código. No caso da IDE do Arduino, tudo o que estiver escrito depois de “//” não será interpretado pelo programa, portanto serve como comentário.

 


Para baixar a programação do “Registrador de refeições para PETS gulosos”, clique aqui.


 

Simulando no TinkerCad

Interaja com a simulação abaixo.

 

 

Uma vez que a programação for enviada ao Arduino e depois o Arduino for ligado você verá:

 

 

Dica: Você pode ajustar esse projeto para outras quantidades, inclusive para a contagens de objetos em uma esteira, por exemplo…

 

E ai, tem mais alguma ideia para implementar este projeto ou até mesmo melhora-lo?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!

 


Como referenciar este post: Registrador de refeições para PETS gulosos. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 24/6/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/registrador-de-refeicao-para-pets-gulosos/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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