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O que você vai ver neste post:

 

Como me atualizar?

Segundo o Artigo 207, da nossa Constituição Federal, as universidades brasileiras obedecem ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.[1] Estes três pilares são essenciais para que todo o conhecimento desenvolvido dentro das universidades possa ser compartilhado com a sociedade, tanto com a formação de novos profissionais, ou seja, os alunos da própria universidade (pilar ensino), quanto com o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias (pilar pesquisa), e por fim, com a disseminação de conhecimento para a comunidade externa à universidade (pilar extensão).

Segundo Sleutjes (1999) , temos que:

“A extensão universitária seria, portanto, a atividade que, vinculada ao ensino e à pesquisa, disseminaria os conhecimentos gerados pela universidade, repassando-os à sociedade. Evidentemente, os conhecimentos ou técnicas a serem disseminados precisam representar uma diferença significativa na vida das pessoas ou de parte da sociedade para que haja interesse genuíno em sua transferência.” [2]

 

Por que falar sobre os três pilares das universidades? Muito simples, porque a maioria delas oferecem programas de Educação Continuada para a comunidade externa. O pilar de extensão das universidades brasileiras pode contribuir diretamente com a sua continuidade em se atualizar, ou seja, você poderá se beneficiar com muitas das formações oferecidas pelas universidades brasileiras.

Já que discutimos bastante sobre a BNCC e as novas possibilidades de trabalho, vou deixar aqui registrado algo relevante para você tanto de forma profissional, quanto pessoal: Qualquer forma de atualização é bem-vinda. Qualquer novo conhecimento irá contribuir de forma significativa para se trabalhar as competências e habilidades propostas na BNCC.

Você está com vontade de estudar gerenciamento de projetos? Sem problemas, você irá aplicar seus novos conhecimentos para trabalhar com o desenvolvimento de projetos em grupo. Está com vontade de estudar tópicos filosóficos? Tudo bem, você poderá estender a discussão para os limites do pensamento humano. Quer se aperfeiçoar com novas tecnologias? Ótimo, há muito espaço para desenvolver aplicativos ou dispositivos eletrônicos para suas próprias aulas práticas de Ciências. Quer aprimorar suas técnicas de desenho? A ilustração científica é uma área viva que produz resultados maravilhosos. Ah, é Latim que você estudar? Há tantos termos científicos que sentimos dificuldade de compreender melhor por não estudarmos a etimologia de tais termos.

São exemplos que elucidam a ideia de que nenhum conhecimento é desperdiçado. Já que a ideia é praticar a Educação Continuada, nada mais justo que compartilhar o que sabemos, assim todos ganham. É exatamente por isso que esta parte é focada em “como” se atualizar. Vou deixar muitas referências de atualização para diversas áreas.

 

Antes disso, vamos entender como as universidades passaram a oferecer tantas possibilidades de atualização profissional.

Os cursos livres não precisam passar pela aprovação do MEC para entrarem em vigor [3] e [4], logo as universidades poderão desenvolver seus próprios cursos de Formação Continuada para profissionais de todas as áreas, inclusive emitindo certificados. Vamos adicionar alguns detalhes relevantes para que esta ideia ganhe mais força. É permitido que os cursos de formação continuada sejam oferecidos na modalidade EaD, ou seja, a distância. Isso quer dizer que não há a necessidade de você ter que se deslocar até a universidade que oferece o curso de formação continuada do seu interesse para poder se atualizar. É evidente que existem muitos cursos de formação continuada oferecidos no formato presencial, porém vou focar a atenção e as sugestões de modo a otimizar o tempo investido em atualizações.

As universidades utilizam um conceito chamado de MOOC, “Massive Open Online Course”, em tradução livre “Curso Online Aberto e Massivo”, ou seja, as universidades oferecem cursos abertos aos interessados, utilizando-se de ambientes virtuais de aprendizagem, algo como uma sala de aula virtual.

Neste ambiente virtual é possível utilizar diversos recursos, como: Fóruns e listas de discussões, bibliotecas virtuais e arquivos digitalizados, vídeos, simuladores, animações, infográficos, ilustrações, jogos, avaliações interativas, entre muitas outras possibilidades.

Além disso, a internet se desenvolveu sobre uma ideia de hipertexto, ou seja, um texto que pode te levar a muitos outros lugares para além do texto lido. A partir do texto original é possível oferecer links para outras páginas que tratam do mesmo assunto, o que aumenta significativamente o volume de referências e novas leituras.

Uma outra grande vantagem dos cursos livres é a sua carga horária. A grande maioria dos cursos são curtos, ou seja, algo em torno de 30 horas. Já pensou como isso facilita seu processo de atualização. Por exemplo, se não fossem os cursos de curta duração, seria muito difícil aprender algumas ferramentas específicas, como Arduino, Scratch, Google Classroom, Kahoot!, entre muitos outros. Porém, você encontra diversos cursos rápidos, vídeos, fóruns, grupos de discussões, etc, que poderão lhe fornecer os conhecimentos necessários para conseguir dominar e aplicar tais ferramentas em suas aulas.

 

Falei da flexibilidade de horários? Achou que eu fosse me esquecer, né?

Como esses cursos são oferecidos em formato EaD existe uma facilidade de cursá-los em horários que se encaixam nos seus horários livres, ou seja, você pode se planejar para estudar alguns minutos ou algumas horas por dia. É só se programar. Vou deixar aqui uma dica que sempre me ajudou, e continua a ajudar muito. Pesquise. Pesquise o tempo todo. Faça pesquisa para descobrir o significado de novos termos, faça pesquisa para descobrir planos de aulas, faça pesquisa para descobrir novas metodologias, faça pesquisa para resolver pequenos problemas ou aprender novas técnicas, mesmo que tudo pareça óbvio é importante saber e aprender o “como” as pessoas andam atualizando suas formas de atuação e aquisição de conhecimento. Ande sempre com o seu buscador favorito em mãos, ops, quero dizer, no celular! Pesquisar ajuda a desenvolver o senso de cidadania, identidade e pertencimento. Ao pesquisar, desenvolver-se e aprender você vai se perceber como cidadão que integra a construção da vida familiar, escolar, comunitária, nacional e global, hábil a ampliar seus horizontes e perspectivas em relação a oportunidades de inserção no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

 

Cursos Livres

Bom, agora que você já está convencido ou convencida sobre as vantagens de se fazer cursos de formação continuada para manter seus conhecimentos sempre atualizados. Fiz uma pequena curadoria de instituições que oferecem cursos de qualidade, gratuitos e com certificados. A ideia é apresentar a grande quantidade de oportunidades oferecidas atualmente.

Vamos a algumas indicações:

 

Instituições públicas

  • AVAMEC – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC), 112 cursos de todas as áreas do conhecimento voltado para formação continuada de professores. Link: https://avamec.mec.gov.br/
  • EVG – Escola Virtual do Governo, oferece diversos cursos de atualização profissional, em diversas áreas. Link: https://www.escolavirtual.gov.br/
  • AVASUS – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS), diversos vídeos sobre orientações acerca da saúde. Link: https://avasus.ufrn.br/
  • Centro Paula Souza, 14 cursos para fomentar a inovação no ensino. Link: https://portalgeead.cps.sp.gov.br/mooc/
  • PoCA UFSCar – Portal de Cursos Abertos da Universidade Federal de São Carlos, diversos cursos para fomentar a inovação no ensino, nas áreas de Educação e Tecnologias Educacionais somos 23 cursos, também oferecem cursos em outras áreas de atuação profissional. Link: https://poca.ufscar.br/cursos/
  • AVEA IFRJ – Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do Instituto Federal do Rio de Janeiro, cursos de formação continuada voltados para diversas áreas do conhecimento. Link: https://moodle.ifrj.edu.br/
  • Cursos Gratuitos e Abertos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, cursos de formação continuada voltados para diversas áreas do conhecimento. Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38
  • EaD IFSC – Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina, oferece diversos cursos que vão desde técnicos até pós graduações em diversas áreas do conhecimento. Link: https://moodle.ead.ifsc.edu.br/course/
  • Moodle IFG – Moodle do Instituto Federal de Goiás, oferece diversos cursos que vão desde técnicos até pós graduações em diversas áreas do conhecimento. Link: https://moodle.ifg.edu.br/
  • Cursos Abertos do Instituto Federal do Espírito Santo, diversos cursos de formação continuada voltados para inovação, tecnologia e educação. Link: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/
  • Moodle do Instituto Federal do Amazonas, oferece diversos cursos de formação continuada em diversas áreas do conhecimento. Link: http://novomoodle.ifam.edu.br:13000/moodle/course/index.php
  • Cursos livres do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, oferece diversos cursos de formação continuada em inovação, tecnologia e educação. Link: https://cursoslivres.ifms.edu.br/
  • Cursos livres, online e gratuito do Instituto Federal do Pará, oferece cerca de 28 cursos de formação continuada em inovação, tecnologia e educação. Link: https://mooc.ifpa.edu.br/

 

Instituições privadas

Plataformas de cursos EaD

Nas plataformas citadas abaixo existem diversos cursos, de diversas áreas. Estas plataformas recebem cursos desde de professores individuais, até diversas instituições de educação espalhadas pelo mundo. Alguns dos cursos são gratuitos, outros pagos, porém todas as plataformas oferecem certificados. Outro ponto importante é o fato de elas praticam promoções de gratuidade regularmente, ou seja, sempre há cursos que normalmente seriam pagos, mas que em determinados períodos de tempo são oferecidas gratuitamente.

Certificações

 

Atualizações sem certificados

Aqui, coloco algumas sugestões de aquisição de conhecimento, mas em um formato mais informal.

  • TED – Série de conferências realizadas em diversos países, sobre diversos assuntos profissionais. Os palestrantes abordam assuntos relacionados à inovação. Link: https://www.ted.com/
  • YouTube – Maior repositório de vídeos e o segundo maior site de pesquisas do mundo – sabiam disso? Link: https://www.youtube.com/
  • Grupos de Facebook – Dentro do Facebook é possível criar e participar grupos de discussões dos mais diferentes assuntos, existem muitos grupos voltados para educação, tecnologias, atividades práticas, etc. Link: https://www.facebook.com/
  • Grupos de LinkedIn – No LinkedIn é possível criar e participar grupos de discussões dos mais diferentes assuntos, existem muitos grupos voltados para educação, tecnologias, atividades práticas, etc. Link:https://www.linkedin.com/

 

Existem muitas outras opções para se manter atualizado ou atualizada, escolhi colocar as que acredito serem as mais relevantes, porém não falei da principal dentre todas as que foram apresentadas, que é o ato de compartilhar.

Compartilhar ideias te ajuda a ouvir outros pontos de vista além do seu, te ajuda a levantar problemas que talvez você nem havia se atentado, te ajuda a ampliar o projeto e atingir outros conteúdos não considerados. Isto tudo só falando sobre o seu próprio trabalho, porém, para outros profissionais você poderá servir de motivação, diminuindo inseguranças e mostrando que é possível se atualizar e inovar em Educação. Suas ideias podem gerar discussões, e com isso novas ideias, novas discussões, novos projetos… Vou deixar aqui como sugestão a leitura de um texto para aprofundar um pouco mais sobre a importância da troca de saberes entre professores.

 


Leia o texto: “Compartilhar práticas pedagógicas é parte ESSENCIAL da solução”, basta clicar aqui (será aberto em uma nova janela).


 

É necessário deixar muito claro que não existe nenhuma receita pronta a ser seguida para inovar, estamos todos e todas experimentando uma quantidade enorme de novas propostas. O ponto mais importante de tudo isso é que você deve estar sempre atualizado ou atualizada para experimentar estas novas ideias, mas principalmente para adaptá-las ao seu contexto de sala de aula e se você, por qualquer motivo pegou este livro aqui nesta página e leu somente este parágrafo, saiba que ele resume tudo o que há mais de novo em termos de Educação.

Espero, sinceramente, que com este post, você já se sinta motivado ou motivada e aumente a percepção da importância e da força que Ser Professor ou Ser Professora e para além desse desejo, espero que todas estas novidades possam influenciar também sua vida pessoal para que todos e todas a nossa volta possam se beneficiar!

Bora seguir!

 

Para refletir

Após ler este post, reflita sobre sua prática pedagógica e dimensões da vida pessoal e profissional e identifique potencialidades e limites. Siga este roteiro de análise e reflexão, que pode ser feita individual ou coletivamente:

  • Em minha vida pessoal e profissional, quais são meus sonhos, receios e progressos/avanços atingidos?
  • Como professor quais são minhas dificuldades em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC? E meus pontos fortes na aplicação delas?
  • Como está o princípio do Educação Continuada em minha vida pessoal e prática profissional?

 

Referências Bibliográficas

[1] Constituição da República Federativa do Brasil, Artigo 207. Acesso em 12/10/2020 – Conhecer A Constituição Federal Brasileira é essencial para saber como a Educação é regida, nesse caso a abordagem é sobre os três pilares da instituições de ensino superior. Link da publicação: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_207_.asp

[2] Sleutjes, M. H. S. C. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Acesso em 12/10/2020 – Referência importante para refletir sobre a função e as ações que as universidades públicas brasileiras praticam. Estas instituições estão sempre abertas para novos e projetos e podem fornecer apoio aos docentes de todo o país. Link da publicação: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7639

[3] DECRETO Nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Acesso em 13/10/2020 – Decreto sobre a regulamentação de oferta de cursos livres no país. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm

[4] LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Acesso em 13/10/2020 – Lei que serve de base para reflexão sobre princípios e os fins da Educação no país. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
 


Como referenciar este post: Onde e como me atualizar + 27 sugestões. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 12/11/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/onde-e-como-me-atualizar-27-sugestoes/).


Prô Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

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