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O que você vai ver neste post:

 

Resumo

Habilitar professores para a construção de Planos de Desenvolvimento Individual para alunos com Necessidades Educacionais Especiais, apresentando metodologia difundida em organizações nos processos de administração e gestão de projetos, a fim de, contribuir com a sua formação e aquisição de conhecimentos que podem colaborar com suas práticas pedagógicas.

 

O que é a metodologia SMART?

A metodologia SMART é uma ferramenta que ajuda a estruturar um plano de ação com delineamento de tempo para a definição e alcance de objetivos.

É uma ferramenta que ajuda a estruturar projetos, bem como monitorá-los e, deste modo, espera-se evitar falhas, uma vez que é uma metodologia caracterizada em razão do seu nível de especificidade.

Simplificando, a metodologia SMART, atua como uma espécie de checklist.

 

O acrônimo SMART, é explicado da seguinte maneira:

  • Specific: a meta deve ser escrita de maneira específica, para que todos os leitores, consigam ter clareza sobre o que deve ser alcançado, quem são as pessoas responsáveis, onde será realizada, como será conquistada e por que ela deve ser seguida.
  • Measurable: a meta deve ser passível de mensuração, ou seja, deve-se ter clareza em termos numéricos e/ou temporais, qual o resultado esperado.
  • Achievable: é primordial que as metas estabelecidas sejam verdadeiramente alcançáveis, evitando assim, possíveis frustrações.
  • Realistic / Relevant: é muito importante considerar apenas metas realísticas e que tenham relevância de fato, pois deve gerar um efeito, causar impacto e uma mudança real no que se pretende alcançar. Metas que não possuem essa característica não são tratadas como prioridade.
  • Time-bound: por fim, deve-se considerar uma limitação de tempo para que as metas sejam atingidas.

 

A metodologia SMART como ferramenta para alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Esta ferramenta poderá ser utilizada por educadores que desejam ser mais assertivos na construção do Plano de Desenvolvimento Individual dentro do planejamento pedagógico que tenha como alvo a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

 

Público: professores; orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos.

 

Exemplo de aplicação

Em uma sala de aula de crianças com idade média de 6 anos, desde que o seu desenvolvimento tenha seguido o curso esperado, entende-se que estas apresentam habilidades de contagem que contemplam quantidades maiores do que o estimado para crianças de aproximadamente 3 anos de idade. Supondo que nesta turma, temos uma criança (Mariana) que apresenta uma Necessidade Educacional Especial, a equipe pedagógica pode construir um Plano de Desenvolvimento Individual considerando a metodologia SMART:

 

Com base na avaliação diagnóstica elaborada pela equipe pedagógica, verificou-se que Mariana apresenta habilidade para realizar contagem até o número 15 de maneira fluída. A partir do número 16, Mariana parece não conseguir evoluir na contagem, pois passa a repetir números já contados. Na última verificação, onde foi solicitado à Mariana que realizasse contagem de 1 até 30, após o número 15, Mariana referiu a seguinte sequência: 7, 8, 9, 15, 15, 2, 3, 4 e 5. Esta última verificação, não foi diferente das demais realizadas ao longo da semana.

 

Como estruturar um plano pedagógico para Mariana, considerando a metodologia SMART?

Até o término do primeiro trimestre de 2021, Mariana deve conseguir realizar contagem do número 1 ao 20, de duas a três vezes, a cada cinco tentativas, durante os quinze primeiros minutos da aula de matemática, contando com o apoio da professora, que fará uso das fichas coloridas presentes no material didático de matemática para que memorize a sequência numérica de maneira suficiente para que possa avançar para o próximo desafio de contagem até o número 30.

 

S: Mariana deve conseguir realizar contagem do número 1 ao 20, contando com o apoio da professora que fará uso do material didático de matemática (fichas coloridas);

M: pelo menos de duas a três vezes, a cada cinco tentativas na semana.

A/R: do número 1 ao 20. Apesar do objetivo inicial ser realizar a contagem até o número 30, considerando o atual estágio de desenvolvimento pedagógico de Mariana, tornou-se prudente considerar que, neste momento, será trabalhado em Mariana, a contagem até o número 20, pois esta é uma meta alcançável, real e relevante no momento.
T: Até o término do primeiro trimestre.

 

Este foi apenas um pequeno exemplo de como aplicar a metodologia SMART em um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), sendo este um documento que deve apresentar diversos objetivos pedagógicos nas diferentes disciplinas que uma criança com Necessidades Educacionais Especiais pode apresentar.

 

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Referências Bibliográficas

  • Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado / Rosimar Bortolini Poker … [et al.]. – São Paulo : Cultura Acadêmica ; Marília : Oficina Universitária, 2013 184p. ISBN 978-85-7983-393-9;
  • FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS: guia essencial para construir estratégias relevantes Vaughan Evans Tradução de Sabine Holler.

 


Como referenciar este post: Necessidades Educacionais Especiais: método SMART + Exemplo de aplicação. Leandro Bianchini Garcia. Publicado em: 29/6/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/necessidades-educacionais-especiais-metodo-smart/).

Leandro Bianchini Garcia

Sou facilitador dos Programas AMIGOS e VIDA (www.metodofriends.com) desde setembro de 2017. Em 2019, fui membro do Grupo de Pesquisa sobre a inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA e altas habilidades/superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Participei como Palestrante do Ciclo de Palestras de Práticas Pedagógicas na área Educacional na Anhanguera em 2017 e 2018. Experiência na condução de grupos de estudantes do Ensino Médio para orientação profissional e de carreira e apto a conduzir palestras e workshops para professores sobre desenvolvimento infantil.

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