Você está visualizando atualmente Arco-íris em movimento com Python

O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver um movimento de blocos coloridos (Arco-íris) em Pyhton .

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Arduino, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Arduino“.


 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Criar as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Criar quadrados coloridos que são delimitados pelas extremidades da tela.

Fazer com que cada um destes quadrados coloridos se desloque até a extremidade oposta de onde foi criado.

Reiniciar o ciclo.

FIM

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

Observação, ao programar é comum fazermos comentários sobre cada parte do seu programa, isso facilita tanto a sua vida quanto a vida de uma outra pessoa que poderá ler seu código. No caso do Python, tudo o que estiver escrito depois de “#” não será interpretado pelo programa, portanto serve como comentário.

 


Para baixar a programação do Arco-íris em movimento, clique aqui.


 

Simulando no Repl.It

Interaja com a simulação abaixo.

 

Uma vez que a programação for colocada para funcionar você verá:

 

Dica: Utilize este projeto para desenvolver movimentos com outros elementos na tela, peça aos seus alunos que façam, por exemplo, um quadrado se movimentar de forma aleatória pelo espaço da tela. Você também pode pedir para que eles desenvolvam uma programação para fazer a cor de um quadrado mudar ao tocar em uma das extremidades da tela.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!

 


Como referenciar este post: Arco-íris em movimento – Python. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 31/8/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/arco-iris-em-movimento-python/).


Rodrigo Terra

Professor de Física, STEM / STEAM, Maker, Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional, Especialista em Docência, Sócio diretor e Professor de Física do Duvidando, Líder Google Educator, Professor do YouTube Edu, eternamente curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredita que somente com uma formação diversificada é que poderemos construir uma educação mais livre e efetiva.

Deixe um comentário