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O que você vai ver neste post:

 

Objetivo da trilha

Essa trilha tem como objetivo desenvolver o conhecimento sobre a Lógica de Programação e conhecer os blocos de programação. Além de desenvolver o Pensamento Computacional e competências da Base Nacional Comum Curricular.

 

 

Público

Professores e estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

Componentes curriculares

  • (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Após programarem a centopeia, as crianças vão se movimentar de acordo com os comandos dados a ela, dessa forma, conseguem desenvolver as noções espaciais e de lateralidade;
  • (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). O desenvolvimento desta competência, ocorre para colocar os comandos dentro dos locais indicados, além da realização dos comando como a centopeia irá prosseguir o seu caminho;
  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Ao desenhar a centopeia e os comandos nas tampinhas esta competência é desenvolvida;
  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Poder criar movimentos e gestos que a centopeia realiza durante o caminho faz parte do jogo

 

Materiais utilizados

  • 2 Folhas de Sulfite;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Lápis grafite;
  • Canetinhas hidrocor ou permanente;
  • Tampinhas;

 

Desenvolvimento da atividade

Importante destacar que antes de iniciar o jogo é necessário a sua construção pelas crianças com auxílio de um adulto. A confecção é proposta em três etapas: a construção do dado, o desenho da centopeia e o desenho dos comandos nas tampinhas.

Etapa 1. Construção do dado com o desenho dos comandos de programação.

 

Este dado foi construído com imagens dos comandos simples utilizados nos blocos de programação, sendo seta para direita, seta para esquerda, seta para frente, uma seta quase fechada e uma lâmpada. Esses comandos são vire para a direita, vire para a esquerda, ande para frente, repita os comandos anteriores e escolha um comando para colocar na sua centopeia.

Estes comandos foram pensados no desenvolvimento do conhecimento dos blocos de programação, além de desenvolverem a lateralidade e o espaço-temporal das crianças. Isso fez com que a utilização de figuras simples, como as setas, fossem utilizadas, além da lâmpada que é figura que remete a uma ideia que a criança vem a ter de uma movimentação que deseja fazer.

 

Etapa 2. Construção da Centopeia

 

A centopeia foi construída através dos contornos das tampinhas, esse movimento auxilia o desenvolvimento das competências de diferentes formas, além de noção de início e fim do jogo e programação. A construção do tabuleiro permite a cada criança escolher o tamanho e o formato da sua centopeia.

Etapa 3. Desenhar nas tampinhas.

 

Desenhar nas tampinhas proporciona nas crianças o desenvolvimento da habilidade da motricidade fina, além de competências de como desenhar em diferentes espaços.

E, após a conclusão das três etapas de construção, agora é só jogar.

O jogo “Programando a Centopeia” inicia-se jogando o dado, a imagem que cair será colocada na primeira parte do corpo da centopeia. Assim, segue o jogo, joga-se o dado coloca a tampinha na sequência do corpo da centopeia até chegar no final. Ao terminar de preencher o corpo da centopeia com as tampinhas, a criança levanta-se e movimenta-se de acordo com comandos estabelecidos para a centopeia. Após a conclusão , pode-se repetir o jogo. Este jogo pode ser jogado individual ou de duas a três crianças, sendo que cada uma joga o dado e coloca a tampinha uma vez de cada.

 

Jogo com a Centopeia programada.

 

Referências

Este jogo foi minha criação baseado em comandos do Scratch Junior. Para acessar o site, clique aqui.

 

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Como referenciar este post: Programando a Centopeia. Viviane Marques. Publicado em: 20/5/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/programando-a-centopeia/).


Prô Viviane

Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Campinas; Pedagoga; Licenciada e Bacharel em Educação Física; Designer Educacional; Especialista em Educação inclusiva; Pesquisadora e mestranda em Educação e tecnologias na Unicamp.

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