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Como referenciar este texto: O que é Design Sprint 2.0. Rodrigo Terra. Publicado em: 16/01/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/cozinha-de-dados/o-que-e-design-sprint-2-0/.


Conteúdos dessa postagem

O que é Design Sprint 2.0

O Design Sprint é uma metodologia ágil desenvolvida, na verdade melhorada, por Jake Knapp quando trabalhou no Google, em 2010. Seu intuito era utilizar uma metodologia que permitia o desenvolvimento rápido de protótipos (5 dias), com uma equipe reduzida.

Basicamente falando, o Design Sprint 2.0 é a união do Design Thinking com o Agile.

O Design Sprint 2.0 é muito bom para equipes que estejam sem saber como resolver um determinado problema, ou esse problema está “engavetado” há muito tempo aguardando uma solução.

Outro momento oportuno para o uso dessa metodologia é quando o tempo para entregar uma solução seja muito curto.

O terceiro cenário para se pensar em utilizar o D.S. é quando o risco atrelado à implantação da solução é muito grande e se faz necessário testá-lo rapidamente, antes de validar a solução.

O foco da metodologia ágil é aprender com o processo e assegurar que a equipe esteja no caminho correto, ou seja, prototipa rápido, testa rápido, para saber se o caminho é bom (ou não).

Pessoas chaves

Normalmente temos 3 figuras importantes para o bom desenrolar da metodologia:

  • Moderador: Pessoa responsável pela aplicação da metodologia.
  • Decisor: Pessoa responsável por decidir quais são as prioridades durante o desenvolvimento da solução, atua também em momentos de conflitos de ideias.
  • Especialistas: Pessoas que sabem muito sobre o tema que está sendo abordado, por exemplo: Se o projeto é da área de educação, se faz necessário ter na equipe uma pessoa consultora pedagógica, uma pessoa de design, etc

O recomendado é que a contagem de participantes não ultrapasse 9 pessoas.

Etapas do Design Sprint 2.0

O Design Sprint 2.0 é dividido em 5 etapas, sendo elas:

  • Introdução ao desafio do Design Sprint,
  • Primeiro dia do Design Sprint,
  • Segundo dia do Design Sprint,
  • Terceiro dia do Design Sprint,
  • Quarto dia do Design Sprint.

Veja abaixo a descrição detalhada de cada uma das etapas.

Introdução ao desafio do D.S.

Preparando o ambiente:

Todo o processo acontece em uma sala fechada para que você e seu equipe possam desenvolver a solução almejada.

É importante que haja quadros, como lousa ou flipchart, disponíveis para escrita e rascunhos.

Itens de escritório, como canetas coloridas, blocos autoadesivos, adesivos coloridos, folhas sulfite, fita crepe ou fita adesiva, tesoura, etc.

Por último, mas não menos importante, um relógio ou um timer, para definir muito bem cada intervalo de tempo necessário para as etapas.

Para além dos materiais físicos, lembre-se de agendar as reuniões com todos os participantes. É importantes que todos os envolvidos estejam cientes dos encontros, bem como suas durações.

 

1º dia do D.S. - Exploração

Primeira dinâmica - Entrevista com os especialistas

A entrevista com os especialistas tem como objetivo recolher ideias iniciais sobre possíveis soluções para o problema apresentado, dúvidas e/ou inseguranças, além da apresentação da pessoa profissional. Esse momento pode durar até 15 minutos por pessoa.

Durante cada apresentação as outras pessoas anotam as informações que julgam relevantes em um quadro, nomeado “Como nós podemos?”. Nesse quadro, separamos por áreas de desenvolvimento da solução, por exemplo Marketing, Desenvolvimento Design, Conteúdos, etc … Após cada área definida, as sugestão são alocadas dentro das áreas responsáveis.

Sugestão: Anote uma sugestão por post-it e cole-os em suas respectivas áreas. Para esse momento, utilize até 15 minutos.

Após a organização, cada participante vota nas ideias que mais julgar relevante para o desenvolvimento da solução.

Sugestão: Utilizar adesivos coloridos arredondados para representar um voto. Limite a quantidade de votos / adesivos por participantes, porém deixe a pessoa Decisor com mais adesivos, caso seja necessário realizar desempates.

Segunda dinâmica - Objetivos de longo prazo

Cada participante tem 5 minutos para apresentar seu objetivo de 2 anos.

Após esse momento acontece a votação e a ideia que receber o maior número de votos será considerada o objetivo do projeto.

Terceira dinâmica - Perguntas da Sprint

Cada participante tem 5 minutos para apresentar suas dúvidas ou inseguranças quanto ao objetivo de longo prazo.

Após esse momento acontece a votação e a barreira que receber o maior número de votos será priorizada para ser respondida até o final da Sprint.

Podem ser selecionadas até 4 perguntas.

Quarta dinâmica - O mapa

O mapa tem por objetivo, após finalizado, fornecer a localização do momento em que a equipe se encontra dentro do desenvolvimento da solução. Nessa dinâmica é recomendado uma duração máxima de 45 minutos.

No mapa devem estar presentes o usuário ou cliente, bem como o fornecedor / empresa em que estejamos desenvolvendo a solução. Aqui deve ser apresentada uma rota em que o desejo do cliente se encontre com o serviço ou produto oferecido pela empresa.

A última parte dessa dinâmica é unir as perguntas da sprint (dinâmica 3) com o mapa, com o objetivo de otimizar o encontro entre usuário e empresa. Dessa forma é possível verificar onde os esforços serão alocados.

SAÍDA PARA O ALMOÇO.

Demonstração relâmpago

Esse momento serve para pesquisarmos outras ações iguais ou parecidas com as que estamos desenvolvendo. Aqui, serve trazer exemplos de fora da empresa para ampliar o repertório de ideias da equipe.

Recomenda-se para esse momento, um tempo de pesquisa de 20 minutos. Após esse momento, os participantes devem compartilhar os resultados obtidos.

4 Steps Sketch

Ideação

Cada participante deve pensar e escrever uma possível solução, levando em consideração, tanto o objetivo a longo prazo, quanto as perguntas da Sprint.

Recomenda-se que cada participante trabalhe em silêncio e individualmente. Para esse momento, 20 minutos são suficientes.

Sketch

Cada participante deve ilustrar sua ideia. Pode ser desenho, fluxograma, colagens, etc.

Recomenda-se que cada participante trabalhe em silêncio e individualmente. Para esse momento, 20 minutos são suficientes.

Crazy 8's

Cada participante 8 soluções diferentes em 8 minutos, inclusive diferente das anteriores, ou seja, 1 solução por minuto.

A pessoa moderadora deve ficar responsável pelo controle do tempo, avisando os envolvidos quanto ao termino de cada minuto.

A ideia é que a pessoa traga ideias, que num primeiro momento parecem inviáveis ou “doidas” (crazy), para serem lapidadas e possivelmente utilizadas.

Recomenda-se que cada participante trabalhe em silêncio e individualmente.

Estruturação de um conceito de solução

Cada participante vai desenhar um único conceito, revisitando todos os seus rascunhos. 

Unindo 3 folhas sulfites na horizontal, uma abaixo da outra, a pessoa irá desenhar o conceito desenvolvido.

Inicia-se com um título, na parte superior da primeira folha de sulfite. O restante dos espaços podem ser utilizados desenhos, explicações curtas em post-it ou outros recursos que auxiliem na apresentação da ideia.

Aqui, o objetivo é ver a proposta de cada participante, mesmo que depois sejam alteradas. Por isso que temos as 3 folhas sulfites, pois podemos transformar parte das ideias em módulos e unir a outras ideias, propostas por outros participantes.

Ao finalizar esse momento, todos os participantes irão colar suas propostas na parede ou no quadro, porém devem estar colados de modo que não exibam seus conteúdos. Essa revelação acontecerá no próximo dia (dia 2).

FIM DO DIA 1.

2º dia do D.S. - Definição

Iniciamos o dia 2 virando os coneitos desenvolvidos e apresentando para os outros participantes.

Heat map

Cada participante deve ler os outros conceitos criados e votar naqueles que mais lhe agradarem. O participante não precisa votar no conceito todo, é possível votar em parte dos conceitos, inclusive nos seus próprios conceitos.

Se o participante gostou, utiliza 1 voto, se gostou muito, utiliza dois votos.

Caso o participante tenha dúvida sobre alguma proposta ou passo, é possível escrever sua dúvida em um post-it e colar sobre a parte em que a dúvida surgiu.

Esse momento deve durar entre 15 a 20 minutos.

Ao final, a pessoa moderadora deve ler as principais ideias e verificar se a equipe compreendeu cada um delas. Desse modo, todo o time estará alinhado e com as dúvidas sanadas.

Desenvolvendo o conceito

Individualmente, em silêncio e com toda a equipe alinhada, cada participante irá mentalmente escolher o conceito que julgar ter maior prioridade no desenvolvimento da solução.

5 minutos são suficientes. Após esse tempo, cada integrante votará no conceito que julgar mais importante.

Sugestão: Utilizar adesivo de cor diferente e cada participante deve colocar a inicial do seu nome no seu adesivo.

Cada participante deverá justificar sua escolha para a pessoa decisora.

A decisão final fica a cargo da pessoa decisora, podendo escolher discutir seu voto com o grupo ou apenas definir que foi escolhido.

User Test Flow

Aqui, iremos refletir acerca da jornada do usuário dentro da solução proposta.

Essa etapa deve ter 6 passos. Cada participante terá de 5 a 10 minutos para desenvolver individualmente, esses passos.

Os participantes devem escrever cada passo em post-its e colar sequencialmente da esquerda para direita em um quadro ou parede utilizada.O próximo participante colará suas ideias abaixo do participante anterior.

Após a colagem das notas adesivas, cada participante explicará sua ideia, em até 1 minuto.

Cada participante da sprint escolhe um fluxo e vota, utilizando adesivos redondos. O participante pode escolher apenas 1 fluxo ou 1 fluxo e mais um passo que se destaca.

SAÍDA PARA O ALMOÇO.

Storyboard

O Storyboard já apresenta um primeiro rascunho do conceito desenvolvido até agora. Ele demonstra o passo a passo da solução, simulando a jornada do usuário desde o início da utilização até o final.

A ideia é fazer um rascunho que seja bom o suficiente para ser entregue nas mãos de uma pessoa da área de design, para que a parte visual da solução possa ser desenvolvida sem ambiguidades.

O ideal é que se tenha, no máximo, 10 ilustrações.

Essa parte irá tomar a maior parte do período da tarde, sobrando somente alguns minutos para a última dinâmica do dia 2.

Validação

Aqui começam a ser definidos os critérios que servirão para validar a solução desenvolvida.

Devem ser pensados o modo que a validação irá acontecer, o formato, o público, bem como a pessoa responsável por sua execução.

FIM DO DIA 2.

3º dia do D.S. - Prototipação

Hoje, iremos focar em consolidar nosso protótipo.

Olhando o Storyboard, definimos quem irá prototipar cada parte do que foi desenhado.

Cada designer deve saber exatamente o que será desenvolvido até o horário do almoço, além disso, cada designer deve estar focado somente nesse passo do processo, para evitar distrações e aumentar a produtividade.

Cerca de 30 minutos antes de sair para o almoço, recomenda-se parar e verificar o que foi desenvolvido até o momento, com o intuito de validar todo o trabalho.

SAÍDA PARA O ALMOÇO.

Antes de retomarmos os trabalhos de prototipagem, fazemos uma reunião para verificarmos o que falta ser feito para finalizar o protótipo.

A pessoa facilitadora deve estar centrada em orientar e garantir que tudo o que foi acordado anteriormente seja desenvolvido até o final do dia.

Antes de fechar o dia, utilizar 30 minutos para fechar e validar o trabalho do dia.

FIM DO DIA 3.

4º dia do D.S. - Validação

Chegou o grande dia, o dia da validação do protótipo com os nossos clientes convidados.

A pessoa responsável por coletar o feedback dos usuários deverá criar um quadro, sendo que para cada coluna desse quadro tem-se um usuário. Para cada linha desse quadro, as perguntas que irão gerar o feedback do usuário.

Utilizar post-its para criar essa tabela. Para cada célula da tabela, usar um post-it.

Após o término das entrevistas, a equipe deverá comparar as respostas dos usuários dentro de uma mesma linha, com o intuito de identificar padrões de resposta e com isso, ter uma orientação guiada para a melhoria de uma determinada funcionalidade da solução.

A equipe deve destacar o que funcionou bem e o que não funcionou. Com as respostas em vista, a equipe também poderá responder às perguntas feitas anteriormente, no primeiro dia, na dinâmica perguntas da sprint.

Para finalizar, é possível fazer o levantamento das ações para os próximos passos e recomendações de melhorias futuras.

Fechamento

Agradecer a equipe e as pessoas envolvidas, apresentar o que foi desenvolvido, apresentar as próximas ideias e agendar uma reunião para as próximas semanas, com o intuito de verificar se as recomendações estão sendo desenvolvidas.

FIM DO DIA 4.

Quadro resumo - Agenda semanal

Referências bibliográficas

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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