Você está visualizando atualmente Google AutoDraw – Arte com uma pitada de Machine Learning

O que você verá nesse post:

 

O que é o AutoDraw?

O AutoDraw é um editor de imagens gratuito do Google que funciona baseado em Inteligência Artificial. Essa ferramenta conta com muitos recursos para criar suas imagens, inclusive para reconhecer traços de desenhos.

 

Sugestão: Ative a legenda em Português, pois o vídeo está em Inglês.

Segundo o próprio Google:

“O AutoDraw é um novo tipo de ferramenta de desenho que combina a magia do Machine Learning com desenhos de artistas talentosos para ajudar todos a criar qualquer coisa visual e rápida.”

 

Como funciona?

É muito divertido utilizar o AutoDraw. Tenho certeza de que seus alunos irão gostar!

Você nem precisa estar logado na sua conta do Gmail.

Basicamente falando o AutoDraw conta com um algoritmo de reconhecimento de traçado, onde você poderá se divertir com as sugestões oferecidas.

Para acessar o site, você precisa digitar: https://www.autodraw.com e já vai ver a tela inicial contando com dois botões:

O primeiro botão (verde) “Sart Drawing” (Comece a desenhar) te levará diretamente para a interface de desenho, assim você já pode começar a fazer uns rabiscos.

O segundo botão (azul) “Fast How-To” (Instruções rápidas) te levará para algumas instruções rápidas sobre o funcionamento e logo em seguida para a interface de desenho.

Super intuitivo, não?

Já na tela principal, você vai ver algumas ferramentas como lápis, texto (+15 opções de fontes), balde de tinta (+40 cores) , formas geométricas, entre outras.

 

Ao clicar na ferramenta: “AutoDraw” (Lápis com estrelinhas em volta) você já poderá fazer seus primeiros desenhos e terá o respaldo da Inteligência Artificial do Google te auxiliando. Perceba na imagem acima, que eu fiz um risco helicoidal (ou uma tentativa) e logo no topo da imagem você notará as recomendações do AutoDraw.

Ao clicar em uma das recomendações, o desenho é automaticamente substituído por essa recomendação.

Veja só como funciona na prática:

Existe também a possibilidade de você desenhar sem a ajuda do Google AutoDraw, basta selecionar a ferramenta lápis (sem as estrelinhas) e as recomendações deixarão de aparecer.

Ao finalizar seu desenho, você ainda pode fazer o download da imagem, em formato PNG.

Tudo o que você precisa fazer é clicar no menu ao lado esquerdo, na parte superior da tela e logo em seguida clicar em “Download“.

Ao clicar na opção “Share” você será levado para uma nova tela onde poderá compartilhar seu desenho em suas redes sociais.

Outro menu bem interessante também é o “Shortcuts“, também conhecido como Atalhos ou Teclas de Atalhos.

Quem pode usar?

O AutoDraw é tão intuitivo e prático que pode ser utilizado em qualquer contexto escolar.

Você pode utiliza-lo com seus alunos mais novos para aprimorar coordenação motora, até seus alunos maiores para desenvolverem seus próprias imagens para trabalhos.

Além disso, qualquer pessoa que ficar 5 minutos com ele aberto já irá saber utilizar a maior parte dos seus recursos, portanto, serve para todo mundo!

 

O que é Machine Learning?

Machine learning é o termo que se utiliza para um tipo de programação em que um computador precisa ser treinado para fazer algo.

Nesse processo de “aprendizagem” (percebam as aspas, gente….) o computador tentará responder de diferentes formas a um certo estímulo (input), com isso receberá alguns feedbacks e poderá comparar com a base de dados que tem como referência. Essa base de dados é o que vai determinar se a resposta dada pelo computador é boa ou não, com isso o programa irá criar um algoritmo para tentar se aproximar, da melhor maneira possível, desse banco de dados de referência.

Quando o algoritmo estiver treinado o suficiente terá um aproveitamento interessante para conseguir fazer o que for desejado por quem o programou.

Se você já utilizou o AutoDraw em suas aulas, compartilhe comigo sua experiência

 


Como referenciar este post: Google AutoDraw – Arte com uma pitada de Machine Learning. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 29/10/2019. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/google-autodraw-arte-com-uma-pitada-de-machine-learning/).


Prô Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

Deixe um comentário