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O que veremos nesse post:

 

O que é Flipped Classroom?

Sala de aula invertida ou “Flipped Classroom” é uma metodologia que tem como objetivo dar mais autonomia ao aluno. A metodologia consistem em orientar o aluno para estudar fora do horário da aula, ou seja, em casa. Essa metodologia é pesquisada desde 1990 (UAU!), porém somente em 2007 com os Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams é que passou a ser mais divulgada e utilizada.

Segundo a comunidade Flipped Learning Network, existem quatro pilares fundamentais da sala de aula invertida:

 

  • Flexible environment (Ambiente flexível): Vocês poderão criar espaços com diferentes disposições para que seus alunos escolham onde e como preferem estudar. É importante deixar claro que as expectativas para cada aluno devem ser diferentes, uma vez que o tempo de aprendizagem de cada aluno é diferente.

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  • Learning culture (Cultura de aprendizagem): Devemos ter em mente que a sala de aula invertida é uma abordagem centrada no aluno. O foco está na autonomia em que o próprio aluno criará para si. O conteúdo que será utilizado pelo aluno está ao alcance de qualquer um, e não mais centrado no professor! Isso não faz com que você (professor) fique de fora. Você passa a ser um orientador dos seus alunos, ou seja, você é um mediador entre o conhecimento e seus alunos, com isso conseguirá acompanhar e avaliar constantemente cada um dos seus alunos, de uma forma muito mais personalizada.

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  • Intentional content (Conteúdo intencional): Vocês podem utilizar conteúdos previamente selecionados com o intuito de maximizar o tempo de aula.

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  • Professional educator (Educador profissional): O feedback é uma atitude importantíssima para reforçar a segurança que cada aluno está desenvolvendo. Em termos de feedback, também é muito importante que você troque suas experiências com outros professores, essa atitude fará com que você se sinta mais confiante em seus trabalhos… além disso, você estará ajudando (e muito) a aumentar a confiança de outros professores que estão passando pela mesma situação que você! Todo o grupo ganha! Ouça atentamente o feedback dos seus colegas de trabalho, sempre existe algo que podemos fazer melhor e não havíamos considerado.

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IMPORTANTE: O fato do aluno ser orientado a estudar em casa não significa que o Professor está sendo preguiçoso ou que terá menos trabalho em sala.

Abaixo segue minha sugestão para implantar a cultura da sala de aula invertida em nossas escolas.

 

Passo 01: Curadoria de conteúdo (Optativo)

O Professor pode realizar uma curadoria de materiais que julgar relevantes para o estudo. O intuito desse passo é evitar que os alunos passem muito tempo pesquisando quaisquer fontes e evitar que se utilizem de fontes não confiáveis.

Caso o Professor desejar deixar a pesquisa livre pode simplesmente não seguir esse passo (ele é optativo). Vale deixar claro que você também pode desenvolver seu próprio material.

Deixo aqui minha sugestão (e convite para conhecerem) de playlists do Duvidando (é aberto, gratuito e ainda tem acessibilidade em LIBRAS):

 

Passo 02: Orientação de estudos

Nesse momento você estará orientando os estudos dos seus alunos para que sejam mais independentes. Você precisa limitar os tópicos a serem estudados. Vale lembrar que em casa, o aluno terá uma velocidade de estudo menor do que quando acompanhado na escola. DICA: Não desanime, por ser uma forma diferente de lidar com os estudos, alguns alunos podem querer não participar. O importante é continuar utilizando seu planejamento com relação ao conteúdo, mas principalmente com a didática escolhida.

 

Passo 03: Estudando em grupo (Optativo)

Para que o estudo em grupo aconteça de forma bem organizada pode-se utilizar, por exemplo, o Google Classroom, ou até mesmo o Google Docs. Esses serviços oferecidos de forma gratuita pelo Google são excelentes para trabalhar tanto individualmente com cada aluno ou para que os próprios alunos trabalhem juntos em grupo. Nesse momento os alunos poderão trocar entre si suas conclusões, inclusive ensinar outros alunos com maior dificuldade no tópico estudado.

 

Passo 04: Retomando o que foi estudado no próximo encontro

No início da aula seguinte você retomará o que foi estudado em casa de uma forma rápida, dinâmica e divertida para os alunos. Que tal utilizar o Kahoot! (Caso queira conhecer mais sobre o Kahhot! clique aqui)? Um jogo de perguntas e respostas em que os alunos responde e são avaliados em tempo real. O quizz deve ser elaborado de forma a considerar os pontos principais do tópico que foi estudado anteriormente. Nesse momento você saberá quais os pontos que devem ser retomados em sua aula e poderá escolher a didática que mais se adaptará ao seu contexto, por exemplo: Utilizar lousa para um resumo rápido do conteúdo ou oferecer uma atividade em grupo para que os próprios alunos trabalhem juntos para recuperar alguma parte esquecida do tema, enfim, o que julgar mais relevante para o andamento da aula!

 

Dica da boa: O fato de você escolher trabalhar com metodologias ativas não significa que você deve abandonar ou se esquecer das aulas expositivas. Ao tentar inovar acabamos por assumir que as metodologias mais antigas não funcionam mais ou não são tão boas, muito pelo contrário, todas elas acabam se complementando… o que torna tudo isso mais fantástico ainda!

 

Passo 05: Momento de reflexão

Ao finalizar suas atividades, se faz necessário um momento de reflexão. O que estou sugerindo aqui é que além da reflexão individual (como profissional da educação) você faça uma reflexão com seus alunos. Pergunte como se sentiram com esse novo método, reforce a ideia de que eles são os protagonistas do próprio aprendizado, pergunte se há algo para ser melhorado, diga que não existe uma receita pronta para a inovação e que todos estamos tentando o nosso melhor para aumentar a qualidade da educação.

 

Pronto!

Não é complexo trabalhar com sala de aula invertida. Quando o foco passa a ser a aprendizagem do aluno todo mundo acaba ganhando, professores, alunos, escola e sociedade. Dessa forma formaremos alunos mais críticos e protagonistas em suas jornadas de aprendizagem, e no futuro cidadãos mais conscientes de suas escolhas!

Deixe nos comentários abaixo como foi sua experiência com sala de aula invertida, ela com certeza é muito importante para outros professores!

 

Crédito pelas imagens (por ordem de aparição):

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Como referenciar este post: Sala de aula invertida. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 20/8/2019. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/sala-de-aula-invertida/).


Rodrigo Terra

Com mais de 20 anos de experiência como Professor de Física e Cultura Maker, minha dedicação se estendeu à pesquisa em Ciências Educacionais, com ênfase em Tecnologia Educacional e Consultoria Pedagógica. Ao longo dos anos, desenvolvi trabalhos de consultoria para empresas do setor educacional, direcionando meus estudos para a aplicação de dados e programação na gestão pedagógica e letramento digital. Também desempenhei papéis como Coordenador Pedagógico, Líder Acadêmico e Conteudista, acompanhando o desenvolvimento de conteúdos didáticos em diversas áreas, desde Física, Matemática e Projetos até Data Analytics, Metodologias Ágeis, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Como eterno curioso, busco constantemente expandir meus conhecimentos. Sou apaixonado por café e por boas conversas. Acredito firmemente que uma formação multidisciplinar é essencial para criar oportunidades de se pensar em diferentes aspectos e pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios da vida.

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