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Como referenciar este texto: Teoria da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer . Rodrigo Terra. Publicado em: 26/10/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/teoria-da-aprendizagem-multimidia-de-richard-mayer


Conteúdos dessa postagem

Quem é Richard Mayer

Richard Mayer é um psicólogo e pesquisador norte-americano, conhecido por suas contribuições para a compreensão da aprendizagem e do processamento de informações. Ele é professor emérito de psicologia na University of California, Santa Barbara, onde também dirigiu o Laboratório de Psicologia Educacional.

Mayer é mais conhecido por suas pesquisas sobre a teoria da carga cognitiva, que se concentra em como a carga de informação afeta a aprendizagem. Ele também é conhecido por seu trabalho em multimídia e aprendizagem, e desenvolveu uma teoria sobre como a apresentação de informações em diferentes formatos (texto, imagem, áudio, etc.) pode afetar a aprendizagem.

Ao longo de sua carreira, Mayer recebeu vários prêmios e honrarias por suas contribuições para a psicologia educacional e a aprendizagem, incluindo a nomeação como fellow da American Educational Research Association e da American Psychological Association.

Como Mayer chegou em sua teoria

A Teoria da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer foi desenvolvida a partir de uma série de pesquisas empíricas sobre o uso de apresentações multimídia em ambientes de aprendizagem. Mayer e sua equipe realizaram uma série de experimentos para investigar como diferentes formatos de informação afetam a compreensão e retenção de informações.

Em um dos experimentos, por exemplo, os participantes assistiram a uma apresentação multimídia que combinava texto e imagens para ensinar sobre o funcionamento do sistema de freios de um carro. Os resultados mostraram que os participantes que assistiram à apresentação multimídia tiveram um desempenho significativamente melhor em um teste de compreensão do que aqueles que receberam apenas o texto ou apenas as imagens.

A partir dessas e outras pesquisas, Mayer desenvolveu a Teoria da Aprendizagem Multimídia, que propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando a informação é apresentada de forma coerente e complementar em diferentes formatos. Além disso, a teoria destaca a importância de minimizar a carga cognitiva para a aprendizagem eficaz em apresentações multimídia.

A Teoria da Aprendizagem Multimídia de Mayer continua a ser refinada e atualizada à medida que novas pesquisas são realizadas sobre o uso de apresentações multimídia em ambientes de aprendizagem.

Teoria da Aprendizagem Multimídia

A Teoria da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer é uma teoria que se concentra na forma como as pessoas aprendem por meio de apresentações multimídia, que combinam diferentes formatos de informação, como texto, imagem, som e vídeo. Essa teoria propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando a informação é apresentada de forma coerente e complementar em diferentes formatos, em vez de apenas em um único formato.

De acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimídia, a aprendizagem é mais eficaz quando há uma correspondência entre a forma como a informação é apresentada e o tipo de processamento cognitivo exigido para processá-la. Por exemplo, a apresentação de informações visuais pode ser mais eficaz para ajudar as pessoas a entenderem conceitos espaciais, enquanto a apresentação de informações verbais pode ser mais eficaz para ajudar as pessoas a entenderem conceitos abstratos.

A teoria também destaca a importância da redução da carga cognitiva para a aprendizagem eficaz em apresentações multimídia. Isso significa que é importante minimizar a quantidade de informação desnecessária e irrelevantes em uma apresentação multimídia, a fim de não sobrecarregar a capacidade de processamento da memória de trabalho do aluno.

Princípios-chave da teoria

A teoria se baseia em três princípios-chave:

  1. Princípio da Redundância: De acordo com esse princípio, a apresentação de informações em múltiplas formas (por exemplo, texto e imagem) pode melhorar a compreensão e a retenção do conteúdo, desde que as formas de apresentação não sejam redundantes demais. Em outras palavras, a redundância deve ser evitada, pois a repetição excessiva de informações pode sobrecarregar os alunos e não proporcionar benefícios de aprendizado.

  2. Princípio da Contiguidade Temporal: Esse princípio sugere que elementos visuais e verbais relacionados ao mesmo conceito ou tópico devem ser apresentados próximos no tempo e no espaço, para que os alunos possam processá-los simultaneamente. Isso ajuda a reduzir a carga cognitiva e a facilitar a aprendizagem.

  3. Princípio da Coerência: A coerência diz respeito à consistência entre as informações apresentadas. Os materiais de aprendizado devem ser projetados de maneira coesa e consistente, garantindo que os elementos visuais e verbais estejam alinhados e reforcem mutuamente o conteúdo.

Referências bibliográficas

  • Aprendizagem multimídia: Explorando a teoria de Richard Mayer, de Carla de Araújo, Eudes Henrique de Souz e Abigail Fregni Lins: Para ler o artigo, clique aqui.
  • Resenha do livro: Aprendizagem Multimídia, de André Coelho da Silva. Para ler o artigo, clique aqui.
  • Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e jogos digitais, de Ana Maria Ferreira Lemes Stafusa, Mônica Romana de Oliveira Santos e Valdinei Cezar Cardoso. Para ler o artigo, clique aqui.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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